Apesar do cenário desanimador criado pela crise econômica pela qual passa o país, há o que comemorar. Na última semana, o site da revista “Exame” divulgou que empresas descoladas e startups estão com vagas abertas.
Nesses locais, o clima costuma ser positivo, além de estimular a criatividade e a autonomia, sobretudo por conta da aceleração de processos que, normalmente, são burocráticos e arrastados em empresas tradicionais.
O ambiente de trabalho é um dos fatores que ajudam a construir uma carreira feliz, como contamos aqui.
De fato, é um formato diferente. Mas só é diferente porque é fora do padrão. Talvez o que seja útil para um número maior de pessoas é perceber que dá para ser feliz em qualquer lugar.
Isso é uma verdade porque o processo acontece de dentro para fora. Uma risada contagia, o bom-humor contagia, o bocejo contagia, mas a felicidade, não. Então, é ilusório procurar um lugar onde “eu vou ser feliz”.
O processo de mudança no formato corporativo está acontecendo. E é preciso que se diga: a maioria dos departamentos de RH trabalha duro pra tentar acelerar esse processo.
Mas precisamos entender que o capital é conservador e vai levar algum tempo para que haja empregos descolados para a maioria – se é que esse dia vai chegar.
E nós, o que fazemos enquanto isso? Nós podemos trabalhar nosso modelo mental com o objetivo de ser felizes – de dentro para fora.