Todos Boas Notícias Empregabilidade Emprego Felicidade Gestão de carreira Gestão de Pessoas Sem categoria

Sobre Carreira e Felicidade, e um pouco mais de Amor

Boas Notícias Felicidade Gestão de carreira

24/03/2017 - 10:55 | Publicado há 4 anos atrás

Se você não consegue associar Carreira e Felicidade, preste atenção nesta história.

Meu pai já tinha mais de 40 anos quando um conhecido o chamou para uma reunião. A viagem do interior para São Paulo era desgastante naquela época, mas o sujeito era da família e já o tinha ajudado em ocasiões difíceis da vida. O Véio fez a viagem.

Também fui chamado para a mesma reunião e chantageado a dar uma informação “em nome de tudo o que já foi feito para as pessoas que estão nesta mesa”. Era uma cobrança humilhante pelos favores prestados a meu pai. Não me custava muito dar a informação. Nem era algo que causaria nenhum mal. Mas foi muito dolorido ver meu pai ser usado daquela forma.

Sua humildade ao se desculpar comigo pela situação me fez amá-lo e admirá-lo ainda mais.

Faço esse relato para dizer que já senti na alma o peso da humilhação, do constrangimento, daquilo que, normalmente, a gente chama de assédio moral. Apesar de tudo isso, jamais aceitei a ideia de não ter escolhas. No episódio da minha família, eu escolhi ceder à chantagem e à manipulação. Eu saberia sobreviver àquilo, mas em outras tantas situações, escolhi dizer não.

Por isso, sempre me surpreendi com o fato de como as pessoas se submetem a chefes ruins, empresas medíocres e ambientes doentes. Por que as pessoas dão poder aos outros, para fazer-lhes mal? Por que escolhem esse caminho?

Essa foi uma das muitas indagações que me levaram a, no final de 2014, começar a escrever no Facebook. E, em 1º de janeiro de 2015, criei a página Carreira e Felicidade. Depois, tomei gosto pela coisa e me aprofundei nesses temas. Foram muitos meses de leitura sobre neurociência, psicologia positiva e carreira.

Estudei bastante e não fiquei surpreso quando descobri que uma das características das pessoas mais felizes é amar mais do que os infelizes. Os cientistas tomam algum cuidado para fazer essa afirmação com todas as letras, porque amar é, … não há como medir o amor. Mas eles mediram que as pessoas com uma relação estável são mais felizes do que as que não têm. E os que têm uma rede social são mais felizes do que os que não têm.

É, mais ou menos, como cantava o ex-goleiro do Real Madri e cantor espanhol Julio Iglesias. No início dos anos 80, ele gravou uma música melosa, que dizia:

Não penses que te guardo algum rancor,

É sempre mais feliz quem mais amou,

E esse sempre fui eu

A ideia principal é que, apesar das tragédias da vida e das dores que podem nos derrubar, somos protagonistas do nosso destino.

A diretora científica de um centro de pesquisas da Universidade de Stanford, Emma Seppala, é a autora do livro The Happiness Track (O Caminho da Felicidade – Como Aplicar a Ciência da Felicidade para Acelerar seu Sucesso, ainda não traduzido para o português). Ao final de sua pesquisa, ela observou: “eu vi que a felicidade, de forma esmagadora, é na verdade, o segredo do sucesso”. E garante:

Se você priorizar sua felicidade, você realmente vai ser mais produtivo, mais criativo, resistente, energizado, carismático e influente. Você terá mais força de vontade e será mais focado, com menos esforço.

Por que Carreira e Felicidade?

Eu acredito, profundamente, que temos direito a sermos felizes. Isso não significa direito à vida boa ou fácil para ninguém. Mas um direito genuíno de lutarmos pelo conforto, a harmonia, paz e tranquilidade para a nossa alma. É por tudo isso que também acredito no amor.

Amo o meu passado e tudo o que fiz em cada dia da minha vida. Amo até os meus erros, porque eles me fizeram ser o homem de hoje. Amo os meus amigos e a oportunidade de conviver com tanta gente boa. Sinto amor pela adrenalina que corre quando alguém diz “isso não dá pra fazer”, só para assistir eu fazendo depois. Sinto amor pela saudade melancólica de presenciar as pessoas gostarem do meu pai, poucos minutos depois de conhecê-lo.

Foi meu amor pelo desenvolvimento humano que gerou Carreira e Felicidade. Uma página no Facebook que depois ganhou um blog na internet e passou a ser meu propósito de vida.

É sentindo este amor que agradeço à minha equipe por colocar no ar o novo site de Carreira e Felicidade!

Espero que ele seja útil para você, amado leitor! Que lhe ajude a alcançar sucesso na carreira, e felicidade durante o processo. E, se possível, que lhe traga amor!

Para conhecer Carreira e Felicidade: www.carreiraefelicidade.com.br

 

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

 

Gostou deste post? Curta, compartilhe, comente.

Por Enes Vilela, coach e executivo de Recursos Humanos. Fundador do blog Carreira & Felicidade e da empresa Rede Especialista, lida há 20 anos com gestão de carreira e atuou na formação de mais de oito mil trabalhadores.

Veja também as publicações relacionadas

Alguma dúvida? Entre em contato