Um cenário tem se tornado conhecido: contas a pagar se acumulando, autoestima abalada e muita desmotivação. Tudo isso pode acontecer quando se perde o emprego repentinamente. É normal nos sentirmos desamparados em situações assim. Mas você sabia que é possível aproveitar esse momento difícil para dar uma guinada e alcançar uma sensação de satisfação mais duradoura?
Um dos pontos que tiveram influência sobre a criação da Rede Especialista foi “como ajudar as pessoas a lidar com tempos de crise?” Nossa competência principal é a gestão de carreiras, e então focamos nisso. Mas, antes de continuar, veja o vídeo que fizemos para você:
Quase todos já presenciaram algumas dessas cenas.
- A freada do carro fez muito barulho, o acidente chamou a atenção e o motorista logo perguntou: “Estão todos bem?”
- Assim que o assaltante foi embora, os curiosos chegaram e tentaram confortar a vítima: “Ainda bem que você não se feriu!”
- Depois de uma cirurgia de emergência, os amigos foram chegando ao hospital e alguém dizia em voz alta: “Tenham fé, ela vai sair dessa!”
Quando estamos em situação de risco, melhoramos graças aos laços familiares e de amizade. Agradecemos pela saúde física e mental. Buscamos em nossa essência a força que nos mantém de pé. Em resumo: nas situações de crise descobrimos o que realmente importa!
Um fato muito comum, mas que invariavelmente surpreende as pessoas, é descobrir, depois de uma demissão, que “existe vida inteligente fora da antiga empresa”. Isso não só aconteceu comigo, como também ouvi – e continuo a ouvir – inúmeros relatos de experiências similares, especialmente nos casos de indivíduos que acumulam muitos anos no mesmo emprego.
Quando vivemos com o piloto automático ligado, tendemos a acreditar que é nossa fonte de renda que nos sustenta. Mas repare que, quando falamos das coisas para as quais damos valor, mencionamos o afeto da família, um lugar para chamar de lar, o reconhecimento dos pares.
Muitos dirão, com razão, que, sem uma fonte de renda definida, não é possível viver em paz nos dias de hoje. Pois eu digo com a experiência de mais de 20 anos gerindo carreiras, que sem o coração e a mente em paz, será muito difícil conseguir um novo emprego.
A equipe da Rede Especialista tem muita convicção quando afirma que o essencial aos seres humanos não muda há milhões de anos. O que muda é o modo como encaramos essas necessidades e de que jeito as perseguimos – isso pode acontecer do jeito complicado ou do jeito simples.
Fique de olho no post sobre o próximo treinamento da Rede Especialista, onde você poderá conhecer e colocar em prática um novo jeito de pensar sobre trabalho.
Veja abaixo uma imagem do último treinamento realizado.
Gostou desse post? Deixe seu comentário ou compartilhe.