Todos Boas Notícias Empregabilidade Emprego Felicidade Gestão de carreira Gestão de Pessoas Sem categoria

Um inimigo tem prejudicado você: comece a se defender

Empregabilidade Gestão de carreira

26/04/2017 - 5:01 | Publicado há 4 anos atrás

– Ah! A gente trabalha porque precisa, né?, seu Vilela. Se não precisasse, eu ia pescar!

A resposta do seu Inácio me pegou de surpresa. Durante os mais de 5 anos em que o conhecia, não me lembrava de uma falta dele ou de qualquer dia em que demonstrasse achar o trabalho um fardo.

É claro que eu já tinha ouvido várias pessoas reclamarem do emprego. Muita brincadeira e sonhos sobre o que fazer se ganhassem uma bolada de dinheiro. Mas, o seu Inácio… Ele parecia gostar do que fazia.

A história do seu Inácio e dos amigos dele faz parte da introdução de um eBook onde eu conto sobre um inimigo de todos nós, que pouca gente conhece: O Modelo Mental E2A.

Este inimigo é comum aos profissionais de qualquer idade, empresa e área de atuação. Profissionais bem remunerados ou não, não faz diferença. Também não importa o sexo, a raça ou a crença.

Este modelo mental é dominante quando se pensa em relações de trabalho e obtenção de renda. Funciona como se fosse um manual de melhores práticas, como se existisse um roteiro pré-determinado do que, quando e como agir.

E, interessante, percebi que o manual existe para cada fase da vida, seja na escola, no emprego ou na aposentadoria.

Foram 18 meses estudando o mercado de trabalho, sua relação com a atual crise econômica e o impacto que ela causou para os profissionais e suas famílias.

Descobri que muitas empresas aceleram o processo de inovação ou de incorporação de novas tecnologias justamente durante as crises. O que está correto. As empresas precisam sobreviver!

Entretanto, assim como as empresas, as pessoas podem e devem tomar providências que são estratégicas para a sua vida. Principalmente quem foi afetado direta ou indiretamente pelas dificuldades econômicas, deve fazer uma gestão rigorosa dos seus recursos. Só não podem deixar de investir algum tempo e dinheiro no processo de inovação e aquisição de novas competências.

COMO SERÁ O FUTURO DO TRABALHO?

Nas próximas semanas, publicarei uma série de artigos onde detalharei as características desse modelo mental, porque ele é um inimigo de todos nós e, mais importante, o que podemos fazer para nos defendermos. Acompanhe pelo perfil, aqui no LinkedIn.

Para quem tiver pressa em entender a aplicação prática dessa descoberta e suas consequências no mundo de hoje, a equipe talentosa e comprometida de Carreira e Felicidade criamos o e-Book que eu mencionei. É um texto gostoso de ler, bem ilustrado, imperdível nessa época de muito estresse e angústia no mundo do trabalho.

Você só precisa se inscrever em nosso cadastro, gratuitamente, para baixa-lo agora mesmo.

Para ajudar as pessoas que neste momento sofrem com o mercado de trabalho, criei o curso O Mundo em Transformação, um encontro presencial de 8 horas, em São Paulo, em que compartilharei os resultados das minhas pesquisas e darei orientações sobre o que pode ser feito, dependendo da situação específica de cada participante. Também desenvolvi uma espécie de “vacina” contra a dificuldade que as pessoas passaram a ter para conseguir uma recolocação.

Se você quiser ver os detalhes do curso, programação e mais detalhes, visite a página de cursos do site.

Não deixe de se cadastrar no blog  para ficar sempre atualizado, curtir a nossa página no Facebook  e seguir a gente no Instagram.

Gostou deste post? Curta, compartilhe, comente.

Por Enes Vilela, coach e executivo de Recursos Humanos. Fundador do blog Carreira & Felicidade e da empresa Rede Especialista, lida há 20 anos com gestão de carreira e atuou na formação de mais de oito mil trabalhadores.

Publicado originalmente no Linkedin, em 13 de abril de 2017

Veja também as publicações relacionadas

Fechar

Entenda o que nos motiva e fundamenta nossos trabalhos Baixe nosso e-book grátis!

Saiba como se tornar independente do modelo mental dominante nas relações de trabalho e renda.

Fazer download

Alguma dúvida? Entre em contato