É parte do meu trabalho visitar as redes sociais com alguma frequência. Naquele dia, eu já tinha produzido bastante quando vi um debate interessante sobre a diferença entre persistência e teimosia. Certamente existe um momento onde uma delas acaba e começa a outra.
Tenho trabalhado com muitas pessoas que lutam para vencer o desemprego, e vejo o quanto precisam persistir nessa luta. Eu ainda pensava sobre isso, não passou nem 5 minutos, ouvi uma garotinha cantando com muito talento, carisma e voz, a letra genial de Raul Seixas em Tente Outra Vez. Veja aqui!
Eu já estava nas redes mesmo, então comecei a navegar. Instantes depois, encontrei o comentário de um amigo em um vídeo da Rádio Jovem Pan. Nele, o Prof. Mário Sérgio Cortella diz que o pessimista, antes de tudo, é um vagabundo e que os destruidores da democracia não derrotarão sua esperança. Assista aqui, vale a pena, é curtinho.
Todos esses fatos aconteceram antes de passar meia hora. Muita gente não verá relação entre eles, outros chamarão de coincidência, Carl Jung – psiquiatra suíço – diria que sua Teoria do Inconsciente Coletivo explica. Eu acredito em Deus!
Diante das dificuldades, muitas vezes a gente dobra os joelhos e pensa que não tem mais saída. Que já fizemos tudo o que podia ser feito. É normal sentir-se sem forças, exaurido. É humano!
Acontece que eu já vivi essas dores algumas vezes, sei quem passou por coisas piores do que eu e, apesar disso, deixou um legado grandioso para a humanidade.
Viktor Frankl já era um psiquiatra famoso quando foi enviado para quatro campos de concentração nazistas na 2ª Guerra Mundial, e sobreviveu. A partir de sua experiência, escreveu o livro Em Busca de Sentido. Pra encerrar, uma de suas frases mais conhecidas:
“Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho”.
Ficarei muito feliz se você comentar sua experiência em lutar contra as dificuldades e vencê-las.
No primeiro comentário, deixarei o link para uma breve e excelente apresentação da obra de Frankl no canal Epifania Experiência, no Youtube.
Grande abraço.
Coragem!