Quanto tempo levou para o sujeito que inventou as ferramentas em pedra lascada produzir também fogo?
Sim, o pessoal da arqueologia contou que a pedra lascada aconteceu antes. Mas, o quanto antes?
Você não sabe? Eu também não sabia. Mas pode ter durado algo como 2,5 milhões de anos. Uaaaaaau!, tudo isso? Pois é, o fogo só foi produzido lá pelo ano 7 mil AC.
Nesse artigo vou contar pra você uma história fantástica. Isso olhando pra trás. Porque olhando pra frente, pode ser a forma como a sua vida vai mudar, para sempre.
Continue lendo!
Inventos e Progresso Humano
Existem evidências da fabricação e uso da roda por vários povos, por volta 3500 anos AC. Mas eu nunca imaginei que a invenção da moeda tinha sido antes.
A Casa da Moeda do Brasil diz que as primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A.C.
A velocidade na qual descobertas e inventos impulsionam o desenvolvimento da civilização aumenta sem parar. A internet foi crida em meados dos anos 1980. A Apple foi antes disso, em 1976. O celular em 1993. O Google em 1998. Os smartphones (como os conhecemos hoje) em 2007.
Sou apaixonado por invenções e novos modelos de negócios. Por isso, há pouco mais de um mês, desafiei amigos e contatos no Linkedin em um exercício para listarmos os negócios que faltavam para a humanidade. O resultado foi sensacional!
Preciso te contar antes de onde saiu essa provocação.
A Revolução Industrial
É provável que nenhum evento na história tenha contribuído tanto para a geração de empregos em prol da humanidade quanto a Revolução Industrial. Será que todas as guerras juntas geraram tanto emprego? A construção civil desde as pirâmides passando pelos túneis sobre o mar?
Ela não foi só a invenção da máquina a vapor ou do tear mecânico. Inventaram também o telefone, o automóvel, o avião e a lâmpada elétrica. Máquina de drenagem a vapor, locomotiva a vapor, a utilização do carvão mineral e a indústria do ferro.
A Inglaterra daquela época tinha muitos investidores e uma sucessão de vitórias militares contra vizinhos europeus a elevou a condição de potência bélica, soberana no comércio internacional e primeira potência capitalista do mundo.
Então a Inglaterra dominava os mares e, com isso, o comércio marítimo. Tinha o maior parque industrial do mundo e mão de obra farta e barata. Era tudo o que se precisava.
A Proposta aos meus Amigos
A história é comprida. Então vou resumi-la pra não ficar chato.
Começamos observando que apesar de todo esforço dos profissionais, com a pandemia e a tal da Revolução 4.0, o risco de não ter emprego para todo mundo só aumentava.
Uma forma de gerar negócios seria fazer coisas que ainda não tinham sido feitas. Então, o exercício foi fazer uma nova lista para identificar o que ainda falta para a humanidade resolver.
O princípio é que depois de tanta evolução, se ainda não foi resolvido é porque faltam modelos de negócios que viabilizem essas soluções. Depois de viabilizados serão oportunidade de trabalho e emprego para muita gente.
No próximo bloco, a tremenda revolução imaginada por um grupo de 27 pessoas.
91 Vezes Revolução
Em uma semana, 27 pessoas propuseram um mundo completamente diferente, em 91 propostas de quem conhece o mundo, ou talvez de ousadia, talvez utopia, e alguns casos de simples inocência.
“Ah, mas falar é fácil”, o chato vai dizer. Pode ser. Mas o exercício da imaginação normalmente vem antes de tornar concreto.
Algumas propostas são relativamente fáceis, se pensarmos que já existe a tecnologia necessária:
Investir em medicina preventiva, ou seja,
vamos incentivar e garantir a saúde para minimizar
os tratamentos das doenças
Outras, uma saudosa e verdadeira viagem:
“O espaço, a fronteira final.
Estas serão as viagens da raça humana em sua missão
urgente e inadiável, para a exploração de novos mundos,
para pesquisar novas vidas, novas civilizações,
audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!”
Algumas já estão virando verdade:
Encontrar a cura / vacina para o coronavírus
Outras, vai demorar um pouquinho:
Encontrar um novo fórum de debates mundial, apolítico,
onde a força das nações não seja o dinheiro nem o poder bélico
De forma geral podemos dividimos as sugestões em dois grupos. O primeiro com possibilidades de se tornarem negócios. O segundo, onde é difícil perceber qual seria o negócios, e chamei então de anseios.
Também foi possível perceber certa concentração nos temas. Do total, 59,3% são ideias centradas em:
Outras propostas são soluções conhecidas e ainda não viabilizadas:
“No Brasil: investir em outros modais além das rodovias.
Precisamos de mais ferrovias e hidrovias”
Outras, são totalmente imaginativas:
“Descobrir meios de armazenamento de energia em larga escala
com flexibilidade de carga e descarga”
Ah, o tema campeão de citações foi o Meio ambiente ( 11 ou 12,1% )
A Revolução Industrial 5.0
Você conhece quais foram as outras Revoluções Industriais?
A Revolução Industrial 5.0 ainda não tem data marcada. Será em breve!
Há quem diga que ela será conhecida pelo trabalho conjunto de máquinas, sistemas e pessoas. Pode ser.
Do ponto de vista do emprego, entretanto, eu não vejo evolução nisso. Aposto mais na criação de modelos de negócio inventivos para resolver problemas conhecidos da humanidade.
E, claro, torço muito pelos pelas citações dos meus 27 amigos.
Pra Acabar
Quero agradecer, muito, aos 27 amigos que aceitaram a minha provocação e contribuíram para esse exercício.
No primeiro comentário deixarei o nome de cada um deles e delas.
Participar dessa jornada, que começou há mais de um mês, foi especialmente gratificante. O principal benefício que tiro dessa experiência foi perceber que a vida é muito mais do que a gente enxerga. Que apesar de todos os problemas – eles existem e são dramáticos – existe uma infinidade de oportunidades e desafios a serem aproveitados.
Eu vou deixar o link para todas as 91 respostas dos meus amigos. Antes disso, peço o favor de deixar o seu comentário, para incentivar o autor.
Você vai ajudar também se compartilhar esse texto com seus amigos. Nesse momento tão tenebroso da humanidade – nenhum de nós já tinha passado por uma situação dessa – vai fazer bem pensar que o mundo não acabou. Nem vai acabar.