Todos Boas Notícias Empregabilidade Felicidade Gestão de carreira Gestão de Pessoas Sem categoria

O que é Coaching e por que devo fazer?

Empregabilidade Felicidade Gestão de carreira Gestão de Pessoas

08/11/2017 - 5:45 | Publicado há 2 anos atrás

Todo mundo está falando sobre isso, anúncios de sessões aparecem por toda a parte, mas até agora você não entendeu o que raios é Coaching? Calma! Vamos explicar direitinho!

O QUE É COACHING?

Coaching é um termo em inglês que, traduzindo ao pé da letra, significa “treinamento”. O termo foi inserido na nossa cultura para designar uma atividade de melhoramento pessoal e/ou profissional feita através de técnicas e ferramentas variadas.

A palavra coach era utilizada na Inglaterra no século 18 para designar a pessoa que conduzia uma carruagem: os cocheiros. Mais tarde, ela se transformou em uma gíria universitária para “tutor particular”, ou seja, a pessoa que prepara os alunos para seus exames.

Coach também significa técnico, ou treinador em inglês. Então, a palavra coaching passou a nomear o processo de alguém sendo conduzido para um objetivo.

Coaching é um processo de desenvolvimento de competências que utiliza técnicas e ferramentas de psicologia, neurociência, planejamento estratégico, entre outras ciências, visando à conquista de resultados em qualquer contexto.

É processo porque conduz a uma transformação durante a sua realização. A transformação que o cliente deseja e o profissional que orienta o processo tem a missão de ajudá-lo a alcançar.

coaching, coach e coachee

 

Pode ser que você já tenha visto alguém falar em coaching familiar, coaching de carreira ou coaching financeiro. São muitas as possibilidades de especialização. Mas o processo pode ser resumido no que o Instituto Brasileiro de Coaching resume como “dois grandes nichos principais”: o coaching pessoal e o coaching executivo.

Para a vida profissional, por exemplo, o coaching é altamente valioso para ajudar no processo de desenvolvimento e aceleração de resultados. Nele, a pessoa treinada aprende a alcançar sozinha os seus objetivos.

COACHING X TERAPIA

Atenção: coaching não é terapia! A essência da terapia é clínica, voltada para o tratamento de problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos. Só pode ser realizada por um profissional da área da saúde, seja da psicologia, psicanálise ou da psiquiatria. O objetivo é investigar e examinar a fala, comportamentos e emoções do paciente.

O foco do coaching está em como agir para alcançar objetivos específicos com estratégias e ferramentas. O processo não visa solucionar problemas psicológicos ou psiquiátricos, pois essa função não lhe cabe. O coaching se debruça sobre a solução do problema, sem diagnósticos nem aconselhamentos. Não trabalha o passado nem o inconsciente. Trabalha o presente, para melhorar o que vem pela frente.

PARA QUE SERVE?

Existem vários tipos de coaching, que podem se aplicar a diferentes áreas da vida e ter diferentes finalidades.

COACHING EXECUTIVO

O Coaching Executivo é voltado para gestores e líderes, ou mesmo para empresas inteiras. O objetivo é aprimorar as habilidades e o desempenho dos profissionais em função das metas corporativas.

coach, coachingO processo é realizado através de técnicas e ferramentas específicas para este fim. Esse serviço dá o suporte necessário para que o profissional seja mais eficaz e capaz de administrar mudanças. São desenvolvidas as habilidades emocionais, o equilíbrio e a liderança do executivo.

Esta modalidade pode ser útil para um gestor que precisa tratar melhor os funcionários, para um líder que precisa aprender a organizar melhor a equipe, ou para um gerente que precisa ter mais autoconfiança no trabalho. Afinal, os benefícios deste serviço são muitos! Confira alguns:

• Eliminação de práticas improdutivas

• Aumento da autoestima

• Fortalecimento das relações e do respeito entre os profissionais

• Equilíbrio entre os treinados e os valores da empresa

 

Como um dos resultados de todos esses benefícios, ocorre a redução do estresse no meio organizacional.

Existe também uma modalidade que pode ser aplicada em grupo, para uma equipe inteira ou para um grupo de gestores, por exemplo. Essa modalidade é chamada de Team Coaching.

COACHING PESSOAL

Existe também o Coaching Pessoal, que tem como objetivo a auto realização através do alcance das metas pessoais, em qualquer área. Durante o processo, a pessoa escolhe as metas que almeja realizar, e aprende a alcançá-las ao longo do tempo.

Nesta modalidade, o coachee (pessoa treinada) é ensinado a identificar padrões emocionais e comportamentais que estão bloqueando o sucesso. O coach ensinará maneiras de resolver esses problemas, e sem eles, conseguir alcançar os objetivos desejados.

O coach é treinado para fazer as perguntas certas, com o objetivo de encontrar os bloqueios. Mas isso não funciona sem a colaboração do coachee, que deve ser honesto em suas respostas. Por isso, é indispensável que se estabeleça uma ligação de confiança entre coach e coachee. Só assim o processo será proveitoso.

Veja alguns dos benefícios do Coaching Pessoal:

• Alteração de tendências indesejadas

• Abordagem e resolução de problemas emocionais, financeiros e de relacionamento

• Crescimento intelectual

• Despertar de talentos e habilidades

• Aumento da auto-estima e da confiança

Como funciona uma sessão de Coaching?

Isso vai depender dos objetivos e do ritmo de evolução do coachee (cliente). A partir desses fatores, cada sessão será trabalhada de uma maneira diferente.

O coach fará as perguntas certas ao coachee, para então escolher as ferramentas e técnicas mais adequadas para a situação. As perguntas são a essência de todo o processo. É através delas que o coach poderá direcionar o cliente para o objetivo desejado.

OK, MAS POR QUE EU DEVO FAZER?

O coaching tem resultado. Se você tem objetivos a alcançar, o coaching é o processo que te direciona totalmente para estas conquistas. Em poucas sessões você já começa a sentir as mudanças.

Os dados a seguir são da International Coach Federation, em estudo conduzido pela PricewaterhouseCoopers, com a análise dos resultados obtidos pelas pessoas que já realizaram o processo:

coach, coaching

 

Bastante significativo, não é? O estudo ainda detectou que:

70% dos participantes apresentaram melhora no desempenho no trabalho.

61% tiveram a gestão empresarial aprimorada.

80% tiveram a autoconfiança aprimorada.

73% tiveram relacionamentos aprimorados

72% tiveram habilidades de comunicação aprimoradas.

67% tiveram o equilíbrio vida/trabalho aprimorado.

O processo também pode ser solicitado pelas empresas para seus funcionários. Esse estudo apontou que 86% das empresas afirmam ter retorno sobre o investimento em Coaching.

Durante o coaching você vai aprender como identificar e criar metas, vai se desenvolver pessoal e profissionalmente, vai ter o seu foco, planejamento e administração do tempo melhorados…

E isso é só o começo. A partir das metas que você escolher, você vai poder definir e planejar sua carreira e negócios, vai aprender a melhorar seus relacionamentos e comunicação interpessoal, bem como a tomar decisões importantes.

Todos esses benefícios vão melhorar o seu nível de felicidade e plenitude, ajudar você a superar medos e obstáculos, gerando um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

Talvez você ache que fazer tudo isso é trabalhoso demais e que você não vai conseguir lidar com o processo. Mas aqui entra outro grande benefício do Coaching: é um trabalho em parceria!

A colaboração entre o coach e o coachee é que vai proporcionar todos os resultados citados. Com apoio, ferramentas e suporte é muito mais fácil passar por um processo de mudança, não é mesmo?

DEPOIMENTO DE QUEM JÁ FEZ

Leandro Cachulo participou do Coach-Se, nosso programa de Coaching em Grupo. Ele nunca havia feito coaching antes. Veja o que ele achou:

COMO FAZER?

Se você se interessou pelo processo de coaching e deseja começar a fazer, o primeiro passo é encontrar um profissional (Coach) sério que possa te atender. Assim como em outras áreas, o coaching ganhou fama e ser coach virou moda. Antes de contratar o serviço, é importante verificar se o profissional é qualificado para realizar o processo.

Como identificar um bom coach?

  • Verifique a formação. Ninguém vira coach (ou pelo menos um bom coach) da noite para o dia. É necessário ter uma formação mínima, em uma instituição séria. Um pouco de experiência de vida também é fundamental.
  • Verifique a metodologia. Conversas sem sentido e objetivo não sao sessões de coach. Veja se as técnicas e ferramentas que o profissional utiliza tem eficácia comprovada.
  • Verifique a performance. Note se ele dá importância ao aprendizado constante sobre o que tange ao humano e ao processo de mudança. Leve em consideração o quanto ele(a) está atualizado(a) com as tendências da profissão.
  • Verifique ética. Essa atitude é fundamental em qualquer profissão. Um bom profissional de coaching precisa se destacar nas boas condutas de ética, visão sistêmica, caráter, comprometimento e confiança.

A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ

Se você quer sair do seu estado atual para um novo estado, que proporcione satisfação e conquista dos seus objetivos, começar um processo de Coaching é uma ótima escolha!

Você não precisa ter conhecimentos prévios, nem ser um(a) grande executivo(a) para fazer este processo tão importante. Basta estar disposto(a) a embarcar numa jornada de autoconhecimento e realização.

Posso fazer um convite? Faça coaching com a equipe de Carreira e Felicidade. Acesse a página no nosso site.

Até a próxima.

Por Enes Vilela, coach e executivo de Recursos Humanos. Fundador do blog Carreira & Felicidade e da empresa Rede Especialista, lida há 20 anos com gestão de carreira e atuou na formação de mais de oito mil trabalhadores.

Veja também as publicações relacionadas

Fechar

Temos um novo e-Book Veja o que dizem as melhores pesquisas sobre o assunto!

Felicidade no Trabalho

 

Você também se pergunta o que é Felicidade no Trabalho?

Obtenha o seu!

Alguma dúvida? Entre em contato